Para traçar no plano α′ as marcações de um relógio horizontal com gnómon GC projectam-se sobre α′ as marcações igualmente intervaladas de um relógio equatorial auxiliar cujo gnómon tem a direcção GC:
Sejam GF e CF os segmentos de recta que contêm, respectivamente, as marcações do meio-dia no relógio equatorial auxiliar e no relógio horizontal. Seja r a recta que resulta da intersecção do plano α′ com o plano que contém o mostrador do relógio equatorial auxiliar. As marcações no relógio horizontal são determinadas pela intersecção com a recta r dos segmentos de recta (a tracejado na figura) que contêm as marcações horárias do relógio equatorial auxiliar.
O relógio deve ser implantado de forma a que o extremo livre do gnómon aponte para norte.
A obtenção dos valores dos ângulos entre as marcações horárias de um relógio horizontal e o consequente traçado do seu mostrador pode ser feito utilizando conceitos de trigonometria plana:
Considerem-se os triângulos rectângulos FGC, FHG e FHC.
Como GCF = L e
FGH = 15°, tem-se que sin L = FG / FC,
tan 15° = FH/FG e tan
FCH = FH / FC = (FG tan 15º) / FC, isto é
tan FCH = (sin L)( tan 15°).
Analogamente, sendo FGJ = 30°,
FGK = 45°, tem-se que
tan FCJ = (sin L)( tan 30°)
tan FCK = (sin L)( tan 45°)
e assim sucessivamente. Os segmento de recta GM e CB (que contêm, respectivamente, a marcação das 6 horas no relógio equatorial e no relógio horizontal) são paralelos a r.
Com uma planificação conveniente do esquema 1 pode arranjar-se um processo puramente geométrico para obter as marcações de um relógio horizontal.
Rodemos de 90° + L o plano α em torno da recta r (intersecção de α e α′) no sentido directo. Desta forma ele irá sobrepor-se com o plano α′ e transportamos o ponto G e as linhas horárias do relógio equatorial auxiliar para o plano onde pretendemos efectuar as marcações do relógio horizontal, como se ilustra no esquema 2. Rebatendo o triângulo rectângulo FGC, cujo cateto GC é gnómon do relógio horizontal, sobre o plano α′, obtemos o triângulo rectângulo FEC, em que EC é o rebatimento do gnómon. Deste conjunto de operações resulta imediatamente que o ponto G se pode obter através da rotação de 90° + L do segmento EF em torno de F, no sentido indicado no esquema 2. Este processo conduz a uma planificação do esquema 1, pelo que para obter as linhas horárias (a encarnado) do relógio horizontal basta unir o ponto C com os pontos de intersecção das linhas horárias (a cinzento) do relógio equatorial com a recta r, como se ilustra no esquema 2.
![]() >> esquema |
Observe-se que o esquema 2 pode ser munido de um conjunto de instruções que permite obter directamente as marcações de um relógio horizontal como se ilustra no esquema de construção.