As Sombras do Tempo: Tipos de relógios

As Sombras do Tempo

Os principais tipos de relógios de sol

Relógio equatorial

Podem construir-se variantes de relógios de sol com gnómon paralelo ao eixo da terra, habitualmente denominados relógios de Sol clássicos, mudando a posição do plano do mostrador e o seu formato. Se o plano que contém as marcações estiver inclinado relativamente ao plano do equador, o movimento da sombra não é uniforme, sendo mais lento em torno do meio dia, pelo que as marcações nesse plano não vão estar igualmente intervaladas e dependem da latitude do local onde se pretende implantar a variante a que se destinam.

A obtenção dos valores dos ângulos entre as marcações horárias e o consequente traçado do mostrador de um relógio clássico pode ser feito geometricamente ou através da utilização da trigonometria. Em qualquer dos casos está subjacente o facto de que as novas marcações são as projecções das marcações de um relógio equatorial auxiliar com o mesmo gnómon.

Relógio horizontal

São muito comuns em Portugal os relógios clássicos em que o plano que contém as marcações horárias é horizontal --- relógios horizontais --- e os relógios em que esse plano é vertical --- relógios verticais.

Conjunto portátil constituído por um relógio horizontal e um relógio analemático

Como relógios com mostrador horizontal importa referir os relógios analemáticos. Nestes relógios o gnómon é vertical e móvel. Estes relógios não são comuns porque a localização do gnómon tem que ser acertada diariamente.

A junção num mesmo modelo de um relógio horizontal clássico e de um analemático dispensa o recurso a uma bússola para a sua orientação.

Os relógios verticais podem ser de vários tipos consoante a orientação dos planos que contêm as respectivas marcações:

Os relógios declinantes classificam-se em declinante oriental, que é iluminado durante a manhã, declinante ocidental, que é iluminado durante a tarde, e fortemente declinante quando o plano que contém as marcações é perpendicular à direcção Este-Oeste. Para estes últimos usam-se em geral as designações de relógio oriental e relógio ocidental.

Relógio vertical meridional
Par de relógios verticais declinantes, ocidental
do lado esquerdo e oriental do lado direito
Relógio vertical com mostrador esférico
Conjunto de relógios verticais,
sendo visíveis o mostrador ocidental
e o mostrador meridional