As Sombras do Tempo: Construção de relógios: Construção vertical: Esquema vertical meridional

As Sombras do Tempo

Esquema de um relógio de sol vertical meridional

Materiais necessários: 1 quadrado de cartão com 20 cm de lado; 1 quadrado de cartolina com 10 cm de lado; régua; transferidor; marcador; cola; x-acto; Bostik.


Procedimentos

  1. Trace uma margem de 2 cm em cada um dos lados do cartão e defina o lado superior do mostrador como sendo o segmento de recta AB.
  2. No segmento de recta AB, marque o ponto médio C e trace uma perpendicular. Ao ponto de intersecção do último segmento com a margem já construída atribua a letra D.
  3. A partir do segmento AC e com o auxílio de um transferidor marque o ângulo correspondente à latitude, α, do lugar onde quer implantar o relógio e trace um segmento de recta com origem no ponto C. Assinale um ponto E que diste 4 cm de C.
  4. A partir do ponto E trace uma perpendicular a CE, que vá ao encontro do segmento CD. Chame F ao ponto de intersecção deste novo segmento com o segmento CD.
  5. Trace uma recta s paralela ao segmento AB e que passe por F.
  6. Construa uma circunferência de centro em F e raio igual à medida do segmento EF. Assinale com a letra G o ponto de intersecção da circunferência com o segmento CD.
  7. Construa uma semi-circunferência de centro em G e marque sobre esta os ângulos de 15° em 15° a partir do segmento CD. Trace todos os segmentos que unam o ponto G à recta s e que passem pelas marcas entretanto assinaladas.
  8. A partir dos novos pontos obtidos na recta s trace todos os segmentos que vão ao encontro do ponto C e que intersectam na outra extremidade as margens do mostrador. Estes segmentos vão representar as linhas horárias do relógio de sol e deverão ser realçados com o auxílio de um marcador.
  9. Com o pedaço de cartolina construa o gnómon com base no esquema em baixo.
    CS: gnómon
    CF: base do gnómon
    a: medida do gnómon
    α: latitude do lugar
  10. Dobre a peça construída no segmento CS e cole os dois triângulos um ao outro.
  11. Com o x-acto faça uma incisão no cartão ao longo do segmento CF.
  12. Enfie o gnómon na incisão feita no mostrador, de modo a que as letras C e F fiquem coincidentes, e cole as patilhas na parte anterior do mostrador. O gnómon deverá ficar perpendicular ao mostrador.
  13. Está em condições de fixar o seu relógio de sol no local desejado, mas atenção porque o mostrador deve estar virado a Sul.

Autoria: Ana Paula Silva, Pedro Miguel de Oliveira